quinta-feira, 5 de junho de 2014

Olá! Terminei de ler esse livro hoje e, gente, que livro incrível! Ele foi eleito um dos melhores livros de 2013 pelo jornal The Guardian e pela Amazon e achei o prêmio super merecido!

Título: Iluminadas

Autor: Lauren Beukes

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Sinopse: "Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro. Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece vir da própria casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” – garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas – com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa. Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido."

Comprei esse livro as cegas. Costumo ler bastante sobre um livro antes de comprá-lo, mas chegando na livraria eu o vi lá e acabei levando pra casa, mesmo sem saber nada sobre ele. Achei a leitura muito fácil, mas a impressão que tive ao ler as primeiras páginas foi "Ih, não vou gostar...". Felizmente fui surpreendida!

A história do livro não é linear, o que pra muita gente pode ser um ponto negativo, e confesso que eu também não sou muito fã de histórias assim. Cada capítulo se passa em um ano diferente e é narrado por pessoas diferentes, mas os principais narradores são Harper, o serial killer, Kirby, a única garota que sobreviveu aos ataques de Harper, e Dan, um jornalista que a Kirby acaba conhecendo. 

Eu diria que os capítulos se parecem muito com contos, pois eles geralmente contam um pouco da história das garotas "Iluminadas" e também contam como elas foram assassinadas. A história delas não tem nada em comum, elas não têm nada em comum, o assassino não segue um padrão. Ele apenas mata as garotas que a Casa escolhe.

Eu fiquei muito curiosa pra saber porque que ele fazia tudo aquilo, porque a Casa era como era e o que tinha de especial nas garotas. Queria saber o motivo de tudo aquilo e foi isso que me impulsionou no incio. Mas chegou num ponto em que eu já não me importava com a respostas das minhas perguntas, o livro estava tão bom que eu só queria ler, ler e ler, mas ao mesmo tempo não queria ler para não terminar, entende?

Como a história não é linear, as vezes tem uma cena que a gente não entende muito bem, parece que está deslocada, mas o mais incrível nesse livro é que no final tudo faz sentido, os mínimos detalhes se encaixam! Outra coisa que eu adorei é que a autora consegue fazer com que a gente viva a história, sinta cada emoção. Senti ódio do Harper, fiquei com o coração partido em alguns momentos e no final fiquei com o coração disparado. Há muito tempo eu não fico assim lendo um livro!

Pra mim, o final não foi dos melhores, faltou algo, mas fiquei muito satisfeita com o livro. Dei cinco estrelas para ele no skoob e acho que foi super merecido. Sei que vai ter gente que vai detestar o livro, mas acho que ele merece uma chance e eu recomendo!

Meus quotes preferidos:
"O tempo não existe, só o presente."

"Os padrões existem porque procuramos encontrá-los. Uma tentativa desesperada de ordem, pois não podemos encarar o terror de que tudo seja aleatório."

2 comentários:

Olá!

Olá!
Meu nome é Débora, sou aquariana e tenho 23 anos. Adoro ler, sou apaixonada por Harry Potter, viciada em séries e música, futura moradora de Londres e extremamente sonhadora. Google+

Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.